Drones na Segurança
- Sr. editor
- 24 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Com sua usabilidade, os drones estão se destacando em vários setores tecnológicos, e um deles é o setor de segurança. Os avanços tecnológicos trouxeram vários aprimoramentos para a o mundo em que vivemos, e, com os drones, seria possível aumentar seu espaço de cobertura e a segurança, pois proporciona monitoramento ao vivo e boa qualidade de resolução, o que torna mais fácil a identificação de suspeitos.
📷Os drones também possuem duas funcionalidades que se encontram no software. Uma delas é sua detecção térmica, que produz imagens de acordo com a termografia do ambiente e do indivíduo. E o outro é o de voo automatizado, em que o drone sobrevoa os locais até que algo aconteça para realizar a monitoração. Esse software é muito utilizado atualmente no Japão, mas, infelizmente, o voo automático foi proibido aqui no Brasil, ou seja, o operador do aparelho sempre tem que estar presente no local.
Outra vantagem para a utilização de drones seria para vigiar crianças, animais de estimação, fazer entregas, e até marcar a fuga de um criminoso. Com certeza tornaria os casos muito mais fáceis para a polícia se tivessem em seu lado mini helicópteros que ainda economizam no combustível.
Mas, infelizmente, a regulamentação para a utilização de aeronaves não tripuladas no Brasil é recente, ao contrário de outros países. Essa regulamentação foi elaborada de acordo com o nível de riscos e complexidade na manipulação do aparelho, por isso, todos os trabalhos envolvendo drones devem seguir o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RBAC-E), que possui a finalidade de regular a matéria técnica que possa afetar a segurança civil, com um tempo de utilização limitada a um certo número de requisitos e pessoas, além de trazer definições dos Estados Unidos, Austrália e da União Europeia.
Comments